MOÇAMBIQUE
MINHEUENE
Novembro de 2016
Posto administrativo
Mesa-Teule. Ancuabe.
Cabo Delgado
Português
Castellano
A nossa comunidade de Minheuene é a primeira presença dos Escolápios em Moçambique. Vivemos ali desde 2016, altura em que o então Bispo de Pemba, D.Luis Fernando Lisboa nos chamou e pediu que nos cuidaremos da Paróquia S. Luis Grignion Montfort, à qual pertencem 34 comunidades com as respectivas aldeias e capelas.
Nós, Escolápios, assumimos nossa missão a partir da organização ITAKA-ESCOLAPIOS, uma rede internacional que quer expressar que nossa família Escolápia é grande, formada pelas comunidades de Padres Escolápios, pelas comunidades de La Fraternidade e por tantos outros Escolápios que contribuem com seu esforço, voluntariado, vocação e meios materiais para avançarmos em projetos conjuntos. Juntos promovemos o ideal educativo de São José de Calasanz, padroeiro universal da escola para todos.
Ao mesmo tempo, 2016, assumimos a escolinha, que até então era cuidada pelas irmãs franciscanas. Como lembrança grata a elas, mantemos o nome de “Beata Maria da Paixão”, fundadora das irmãs.
Hoje a escolinha tem capacidade para acolher 200 crianças dos 4 aos 6 anos, com o intuito de motivar e incentivar a sua educação, com canções e dinâmicas, além dos primeiros passos na língua portuguesa, e o seu crescimento global, acompanhando as tarefas da escola com o matabicho, – pequeno almorço- , e almoço diários.
Tudo isso graças à nossa equipe de educadores, às cozinheiras e aos guardas que cuidam das instalações e do dia a dia.
A nossa missão tem sido também desenvolver um projeto Agrícola e Pecuário para contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Actualmente com mais de 100 pessoas envolvidas, um programa especialmente focado em ser uma cooperativa de mulheres, nas hortas de Minheuene e também na comunidade de Teule, a cerca de 10 quilómetros.
Além disso, a nossa missão educativa completa-se com a dinâmica do Movimento Calasanz, a forma escolápia de dinamizar os adolescentes e jovens da paróquia para acompanhar o seu caminho na Fé, o seu crescimento vocacional, as ofertas de voluntariado…
Uma grande oferta é a participação na Patrulha, dias de convivência, brincadeira e formação, que acontecem todos os anos numa das nossas comunidades no mês de dezembro, e para os quais convidamos todas as crianças que o desejem, graças ao imenso trabalho voluntário de muitos jovens, homes e mulheres, meninas e meninos voluntários.
Para coordenar e animar toda a nossa missão, necessitamos de uma forte equipa da sede Itaka-Escólapios, que além de conhecer a realidade local, se coordene com as equipas das restantes realidades Escolápias para crescer e melhorar a vida pastoral do nosso povo.
Esta equipa integra, além do seu coordenador, a pessoa responsável por cada uma das tarefas escolápias, o responsável pela gestão e economia, e outras pessoas que contribuem com o seu conhecimento da realidade comunitária.
NACALA
Janeiro de 2023
Rua 4 Outubro, Bairro Bloco
1 CEP 0919-02 Casa numero
244 Nacala Porto.
Português
Castellano
Chegamos a Nacala em Janeiro de 2023.
Primeiro a acompanhar o grupo de jovens que iriam viver durante um ano no seminário diocesano-vicentino de S. Francisco Xabier, como primeiro passo oficial para iniciar a vida escolápia.
Pe. Jean de Dieu, o primeiro escolápio em Nacala, ali viveu com eles, sendo também formador e companheiro dos jovens. Uma experiência de acolhimento e formação muito completa que repetimos nos cursos seguintes. Este ano de 2025 chega o terceiro grupo de jovens.
Além disso, desde janeiro de 2024 moramos em nossa comunidade na cidade, instalada em uma casa da diocese, onde desenvolvemos o ano do pré-noviciado, segundo ano da caminhada para ser escolápio.
A partir desta comunidade servimos as 5 capelas da paróquia de S. Daniel Comboni, que nos foi confiada pela Diocese em Julho de 2024. Nelas desenvolvemos o nosso trabalho pastoral e sonhamos com o futuro da Presença Escolápia em Nacala.
Para desenvolver a nossa missão em Nacala demos os passos iniciais para criar a equipa sede da Itaka-Escolápios Nacala. Reunimo-nos com os interessados e os responsáveis das áreas paroquiais, o conselho pastoral, e fizemos o pedido aos responsáveis de Emaús e ao resto da rede Itaka-Escolápios.
Surgiram muitas ideias e propostas para o futuro com as quais esperamos desenvolver um plano de trabalho para este ano.
Com esta equipa, e a comunidade Escolápia de Nacala, e com a ajuda das pessoas de Itaka-Escolápios, em Cabo Delgado e no resto de Emaús, fizemos um estudo da realidade educativa da zona. Apesar das ofertas já em curso, o nosso bairro, Ontupaia, ainda apresenta índices preocupantes de crianças sem escolaridade, ultrapassam os dez mil. E por esta que queremos dar passos para desenvolver o projecto de construção de uma escola, com salas de aula e instalações adequadas ao futuro projecto educativo Escolápio.
METORO
Fevereiro de 2025
Ancuabe. Cabo Delgado.
1 CEP 0919-02 Casa numero
244 Nacala Porto.
Português
Castellano
No dia 9 de fevereiro de 2025 inauguramos a nossa presença na comunidade de Metoro e na sua paróquia Cristo Rei.
Uma paróquia com muita história e muita vida, com muita missão, tanto na sua dinâmica de catequese e acompanhamento, à sede e às suas mais de 40 capelas, como na atenção à ala Escolinha, com a ajuda inestimável da ONG italiana Sole, ao centro escolar de Primária e Secundária, e um magnífico centro de saúde, que além de ministrar tratamentos de medicina natural, organiza os cuidados necessários contra a desnutrição infantil e materna
Ao assumir esta responsabilidade não queremos esquecer aqueles que foram responsáveis pelo seu acompanhamento, juntamente com as equipas paroquiais e a diocese. Falamos da comunidade das Filhas de Jesus, e da ONG FASFI que desejamos que sejam muito felizes e que continuem a ser testemunho da experiência de Fé que se traduz em obras, na sua nova missão. Obrigado Irmas. esta será sempre a sua casa.
A nossa vida na missão Metoro inaugura também a comunidade onde viver o ano do noviciado, ano oficial do caminho para ser escolápio.
A diocese permite-nos fazê-lo durante algum tempo na mesma casa paroquial. Esperamos que seja uma riqueza para os jovens que viverão na comunidade e para o resto das pessoas envolvidas na vida e na missão de Metoro.
El 9 de febrero de 2025 inauguramos nuestra presencia en la comunidad de Metoro y en su parroquia de Cristo Rey.
Una parroquia con mucha historia y mucha vida, con mucha misión, tanto en su dinámica de catequesis y acompañamiento, en la sede y en sus más de 40 capillas, como en la atención a la escuelita, con la inestimable ayuda de la ONG italiana Sole, al centro escolar de Primaria y Secundaria, y un magnífico centro de salud, que además de suministrar tratamientos de medicina natural, organiza los cuidados necesarios contra la desnutrición infantil y materna.
Nuestra vida en la misión de Metoro inaugura también la comunidad donde vivir el año del noviciado, año oficial del camino para ser escolapio.
La diócesis nos permite hacerlo durante algún tiempo en la misma casa parroquial. Esperamos que sea una riqueza para los jóvenes que vivirán en la comunidad y para el resto de personas implicadas en la vida y la misión de Metoro.












